E como vocês pediram, voltamos para falar de mais fazedores de L desaparecidos aqui do Youtube. Aonde eles estão em meio a tudo isso?
A começar pelo conhecido por ser "odiador de pobres" mas que votou no suposto "pai dos pobres", o Cellbit. Há quase 11 anos no Youtube, ele fazia vídeos de minecraft e enigma, começou a fazer lives e criou um jogo de RPG que conseguiu até financiamento público. Em 2022 ele falou durante uma live que já sabia em quem iria votar e fez o sinal de L para simbolizar, muito antes de o símbolo de L virar algo negativo para os petistas.
Por mais irônico que pareça, o próprio Cellbit já disse por volta de 2018 que antes era anarcocapitalista, mas que depois ficou em dúvida e não tinha mais certeza da sua posição. Ao invés de evoluir, Cellbit involuiu, mas assim como o Bruno Rataque do último vídeo, Cellbit se arrependeu do voto e chamou o molusco de "velho chato e ignorante", além de reclamar de taxas de empresas privadas em jogos mas apoiar a taxa em comprinhas online... Mas que coisa, não!?
Agora nós vamos citar um caso à parte, pois este não é um canal de política ou que faz conteúdo específico sobre isso, apenas dando sua própria opinião de vez em quando. Estamos falando de Andrezitos, conhecido anteriormente pelo seu outro canal André Young, ambos com mais ou menos 800 mil inscritos. Ele já falou abertamente em vários vídeos que ele votou no Lula em 2022 e xingou diversas vezes o Bolsonaro no Twitter na mesma época, com um vídeo inteiro de gameplay só para criticar o discurso do Bolsonaro na ONU. Também disse que o povo devia "voltar a comer picanha por mais 4 anos", enquanto tudo que recebeu até agora foi só metade da Picanha, a "Pica".
Entre algumas coisas soltas que o André já falou durante seus vídeos, estão a frase "todo assaltante tem um bom motivo para fazer o que faz" e críticas aos "pobres capitalistas" que não são ricos e ainda defendem o capitalismo, como se a única coisa que o pobre pudesse fazer fosse viver na miséria e implorar por capim estatal para continuar subsistindo. O youtuber também chegou a defender o Monark no início da treta do Flow Podcast, mas voltou atrás algum tempo depois e hoje acha que a censura contra Monark foi algo justificável como ferramenta do estado.
Ao contrário da maioria dos youtubers que citamos nesse vídeo, Andrezitos é só uma pessoa comum com uma opinião de esquerda, e não um militante que constantemente defende e passa pano para qualquer cagada que o governo Lula faz. O que não é o caso do próximo de nossa lista: Cauê Moura.
Sendo das raízes do youtube brasileiro, nos últimos anos ele “despirocou” completamente e se declarou abertamente comunista, dizendo que "com fascista não tem diálogo" e até desafiando o MamãeFalei pra porrada no ringue, o qual aceitou a proposta. Mas infelizmente Cauê Moura acabou desistindo da luta mesmo sendo até mais alto do que o próprio MamãeFalei. Para ameaçar os outros pela internet ele fica todo machão, mas para "meter a porrada em fascista" esse povo todo nunca tem coragem.
Em uma música antiga dele, Cauê havia cantado um trecho que dizia "quem não se vende é vacilão", então podemos até supor o porque ele se radicalizou tanto somente com base na opinião dele de alguns anos atrás.
E outro caso de alguém realmente desaparecido do mainstream é o de Ednaldo Pereira, o qual foi um daqueles memes que ninguém sabe explicar o porquê é viral ou como surgiu, todo mundo só aceita. Ele era bastante querido pela internet até apoiar o Lula na eleição de 2023, o que matou a fama dele aos poucos até perder a relevância na internet. Aposto que você sequer se lembrava dele ou recentemente ouviu falar sobre ele.
Um youtuber que pelo menos tem alguma relevância hoje em dia é o Casimiro. Ele ficou famoso com lives a partir de 2020 e até streamou a copa do mundo ao vivo, se tornando uma das lives com mais pessoas simultâneas do mundo. No entanto, no primeiro turno de 2022, ele votou em uma candidata do PCB e em uma transmissão ao vivo realizada em 3 de outubro de 2022, Casimiro afirmou: "Eu vou votar no Barba. Não tem jeito, tá ligado? Porque, se o Bolsonaro tá de um lado, eu estou do outro".
Depois disso, em outubro de 2022, ele repudiou uma montagem divulgada por Flávio Bolsonaro na qual alterava uma foto do streamer para sugerir apoio ao então presidente Jair Bolsonaro. Em resposta, Casimiro reafirmou seu apoio a Lula e expressou insatisfação com o governo da época. A publicação de Casimiro declarando voto ao Lula tornou-se uma das mais curtidas da história do Twitter no Brasil, alcançando mais de 1 milhão de curtidas em menos de 24 horas. E hoje em dia, suas views nas lives decaíram bastante e seus fãs disseram que o conteúdo "perdeu qualidade", com uma lista vazada de relatos de empresários dizendo que o Casimiro era "anti profissional" e que "apesar dos números, o resultado é pífio. É muito melhor contratar youtubers menores e tem mais resultado". Ele obviamente não gostou da reclamação mas não há muito que se possa fazer sobre isso, apenas chorar e fazer o L.
E por último, vamos falar de um canal muito pedido no último vídeo, o Jovem Nerd. Os dois fundadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, posicionaram-se contra a reeleição de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Em entrevista ao site Drops de Jogos, publicada em 20 de maio de 2023, eles descreveram seu posicionamento como um "movimento natural de oposição" e até publicaram uma foto nas redes sociais com toda sua família fazendo o L em apoio ao cachaceiro.
O público deles, obviamente, é nerd, e tem uma tendência grande a ser de direita, então isso entristeceu muitos dos fãs e eles seguem sendo cobrados pelo seu próprio público até hoje, embora ambos só ignorem e finjam que nada está acontecendo, tal como aconteceu no caso do Alanzoka.
Nós também poderíamos citar Izzy Nobre, youtuber brasileiro que mora no Canadá desde 2003, mas este já é velho conhecido e todos sabem sua postura de fazer rage bait aos direitistas desde o início do Twitter, tendo ele feito o icônico comentário falando mal de Bitcoin no canal do Daniel Fraga em 2013 e dizendo que o Bitcoin nunca se tornaria algo relevante, com o Fraga falando que o Izzy Nobre se arrependeria disso no futuro. Talvez por ignorância, orgulho de não admitir derrota ou só querendo continuar atraindo fama baseado em Rage Bait, ele continua falando mal de bitcoin até hoje.
E uma menção honrosa que deixamos aqui no final é o do Gaybol, que é um dos apresentadores do canal Pipocando e associados, se tornando cada vez mais progressista com o passar dos anos após 2018 e chegando a soltar a pérola de "Porque Deus fez o homem homem e a mulher mulher?".
Assim como no vídeo anterior, nós concluímos que uma grande parte de todos esses youtubers citados na parte 1 e 2 não se arrependeram da escolha e continuam apoiando os mesmos políticos apesar do grosso estatal entrando em seus retos. Muitos por estarem em outros países e não sentirem os efeitos disso e outros por terem sido pagos pelo apoio, assim como uma prostituta não reclama da dor se receber um bom pagamento.
Então o resumo do vídeo é que toda essa gente continua rica, continua LGBT, continua no exterior, vivendo em países imperialistas capitalistas malvadões, continuam defendendo políticos corruptos de esquerda e continuam, por consequência, atrapalhando a vida dos mais pobres e de seu próprio público que os seguem por adoração cega e ignoram que eles são apenas pessoas comuns, sem ter mais intelecto do que qualquer tiozinho de bar quando o assunto se trata de política.
"O que aconteceu com os YOUTUBERS que FIZERAM O L?"
https://www.youtube.com/watch?v=NmJD3MxfEhw&t=30s